Início Sec. de Agricultura SEDE DO PROJETO DOM HELDER CÂMARA É INAUGURADA EM CRATEÚS

SEDE DO PROJETO DOM HELDER CÂMARA É INAUGURADA EM CRATEÚS

0 8

O deputado federal José Guimarães (PT/CE) participou, na manhã deste sábado (31), da inauguração do escritório do Projeto Dom Helder Câmara em Crateús. Durante a inauguração, que contou com a participação do diretor geral do projeto, Espedito Rufino, e do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o vice-líder do governo Dilma na Câmara discursou sobre a parceria do mandato com organizações sociais e sobre o Programa Brasil Sem Miséria, do governo federal.

Organizações como o PDHC são fundamentais na execução da “busca ativa”, linha de atuação do Brasil Sem Miséria que atua localizando famílias que vivem abaixo da linha da pobreza (renda familiar abaixo de R$ 70 mensais). Ainda assim, alguns políticos buscam desqualificar a experiência e os resultados das organizações sociais no plano estadual e federal. “Ninguém vai mexer contra organizações sociais, como o PDHC, porque na hora que mexerem vai dar o maior rebuliço”, garantiu.

De acordo com o que informou, o vice-líder do governo Dilma na Câmara dos Deputados teve conversa com o secretário-geral da Presidência da República. A reunião reservada com Gilberto Carvalho girou em torno de temas que já foram prioridades durante o governo Lula e que precisariam receber a mesma atenção de antes. “Precisamos retomar os projetos de territorialização, porque eles, sim, enxergam onde está a pobreza deste país”, disse.

“O Brasil é uma potência, mas precisa enfrentar esse brutal problema da pobreza, que ainda é tão visível no Nordeste”, lembrou.

Mais estímulo

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, anunciou que o Governo do Estado do Ceará contratará, ainda neste ano, um empréstimo no valor de R$ 40 milhões junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA). O empréstimo servirá para estimular iniciativas nos mesmos setores em que o PDHC atua. A contrapartida do governo estadual terá o mesmo valor.

Saiba mais

O Projeto Dom Helder Câmara desenvolve ações na área da agricultura familiar. Dentre as áreas de atuação da entidade estão ações em desenvolvimento produtivo e comercialização, segurança alimentar, formação e educação e saúde, segurança hídrica e organização para gestão social.

Bastidores

A liderança de Dom Fragoso foi lembrada em vários discursos na nova sede do PDHC. José Guimarães (PT/CE), que chegou a conhecer o pároco que ajudou muitos militantes a partir de Crateús, chegou a comentar que Dom Fragoso possuía uma “mão abençoada”.

Curiosamente, o coordenador político do mandato do parlamentar, José Bartolomeu Cavalvante, dele se casou sob as bençãos de Dom Fragoso. O casamento, realizado durante o tempo da clandestinidade, perdura até hoje.

 

NO COMMENTS

Leave a Reply


9 + = 16