Secretaria de Infraestrutura

Secretaria de Infraestrutura

Deoclides Bezerra Machado nasceu em Crateús. Na década de 1960, saiu do município, residindo em Mogi das Cruzes (SP) por 18 anos. Lá a família fundou a Universidade de Mogi das Cruzes, instituição particular de Ensino Superior. Formado em Engenharia Mecânica e em Física, foi professor universitário e chegou a ser pró-reitor acadêmico da Universidade de Mogi das Cruzes, entre as décadas de 1970 e 1980.

 Após esse período, ele se mudou com a família para os Estados Unidos, onde passou quase 10 anos. No Brasil foi, na maioria do tempo, funcionário público. Trabalhou durante vários anos na Assembleia Legislativa como chefe de gabinete do deputado Manoel Veras. Depois, retornou para Crateús a convite do prefeito Paulo Nazareno, sendo chefe de gabinete no primeiro mandato.

Deoclides também passou um tempo em Porto Velho, onde ajudou na consolidação da Faculdade Integrada Aparício de Carvalho (FIMCA). Quando lá chegou, a faculdade só tinha o curso de Odontologia. Ao sair de lá, a FIMCA estava com 24 cursos implantados. Hoje a faculdade solicita o credenciamento para se tornar universidade.

Em 2008, voltou para Crateús com o objetivo de criar uma instituição de ensino em parceria com Moacir Soares, mas não obtiveram êxito. Acabou entrando em acordo com uma pessoa local, ajudando na fundação da Faculdade Princesa do Oeste. Foi autor do primeiro projeto dos cursos de Enfermagem e Serviço Social. Hoje, a faculdade oferta, além desses, o curso de Psicologia.

Em Crateús, Deoclides também desempenhou as funções de secretário de Assistência Social, secretário de Governo e secretário de Saúde, além de apoio ao setor de Comunicação. Atualmente está desempenhando a função de secretário de Infraestrutura na gestão do prefeito Marcelo Machado.