Governo de Crateús visita Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes

Governo de Crateús visita Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes

O Governo Municipal de Crateús, representado pelo prefeito Marcelo Machado acompanhado dos secretários municipais, realizou visita ao Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes, em atendimento ao convite do médico João Moisés, diretor do Centro. Na oportunidade, o médico e sua equipe formada pela psicóloga Íria Sabóia, pela administradora Gizelle Silva e pelo enfermeiro Diego Aurélio apresentaram a importância da prevenção da doença renal crônica e explanaram sobre o lançamento da campanha do "Dia Mundial do Rim" que acontecerá no município de Crateús.

O "Dia Mundial do Rim" contará com atividades de promoção e educação em saúde na tenda “Converse com o rim” com o tema “Doença Renal e Obesidade Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”, a ser realizado no dia 08 de março de 2017, a partir das 18 horas, na Praça Gentil Cardoso. O objetivo é alertar a população sobre a obesidade e os riscos para o desenvolvimento de doença renal crônica. Além disso, a partir das 8 horas do dia 9 de março será realizada blitz educativa na Avenida Moreira da Rocha. Estão sendo preparadas ações de educação em saúde com a proposta de conversar com as pessoas a respeito da doença renal. Assim, espera-se ampliar essa cultura no município de trabalhar a doença renal, bem como muitas outras doenças que já são trabalhadas em campanhas que acontecem anualmente.

Sebastião Sobreira dos Santos tem 56 anos, é paciente renal há 21 anos e presidente da Associação de Pacientes Renais do Ceará (ASPRECE), localizada na rua Desembargador Gil de Carvalho, 162, Bairro Cambeba, em Fortaleza. Sebastião informa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todo ser humano tome em média 2 litros e meio de água por dia, o que evita certas doenças. Ele aconselha que as pessoas que já são diabéticas tenham o maior cuidado e sempre procurem o médico. Outro conselho de Sebastião é evitar o sal nas refeições.

Centro de Nefrologia

A administradora Gizelle Silva explica que o Centro funciona de segunda a sábado, pois cada paciente tem que fazer o processo de diálise três vezes na semana, durante quatro horas diárias. O horário de funcionamento varia, sendo em alguns dias de 6h a 16h e, em outros, de 6h a 20h. Segundo ela, o Centro atende 102 pacientes, com previsão de receber mais 10 no começo de março. Além de Crateús, são atendidos todos os municípios da região dos Inhamuns mais Tauá. A capacidade é de receber até 210 pacientes de uma só vez. O agendamento é feito no município e o paciente é encaminhado para o Centro para, se necessário, ir para a diálise, que é feita somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente é acompanhado por um assistente social, um nutricionista e um psicólogo. A alimentação antes e depois da diálise, bem como os medicamentos são fornecidos pelo Centro. Já o município fica responsável pelo transporte do paciente.

O médico nefrologista João Moisés Santana é o responsável pelo serviço de diálise no município de Crateús. De acordo com ele, a unidade foi enquadrada no Ministério da Saúde em novembro de 2016, quando passou a existir no Ministério. “Hoje a gente está em pleno funcionamento já atendendo onze dos quinze municípios que estão ao redor, com perspectiva de mais três entrarem até março. Para a gente é um motivo de muita alegria estar dentro de Crateús, a gente sabe que é um município com um potencial muito grande”, afirma. O médico explica que no Ceará há 26 unidades, sendo 11 em Fortaleza. Para ele, a descentralização do serviço ajuda muito o paciente porque leva o tratamento para mais perto, melhorando a qualidade de vida e a sobrevida do paciente.

São realizadas também consultas particulares. A equipe do Centro é composta por uma administradora, um auxiliar administrativo, um médico responsável clínico, um enfermeiro, treze técnicas de enfermagem, um copeiro, dois vigias, uma recepcionista, dois auxiliares de serviços gerais e um na manutenção. Há a previsão de serem contratados mais um enfermeiro e mais um recepcionista. O município de Crateús entra como parceiro do Centro no auxílio à prevenção e nas auditorias verificando se o paciente está recebendo o tratamento. No dia 8 de fevereiro, a Secretaria de Saúde fez a primeira auditoria desde que o Centro foi inaugurado. O Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes está localizado na Avenida Edilberto Frota, 2141, Bairro Campo Velho.

#GovernoDeCrateús
#JuntosTrabalhandoPeloPovo