Poeta Lucas Evangelista é homenageado pela Prefeitura de Crateús

Poeta Lucas Evangelista é homenageado pela Prefeitura de Crateús

A Prefeitura de Crateús, por meio da Secretaria de Educação, homenageia o poeta Lucas Evangelista que comemora 80 anos de vida. O projeto “Lucas Evangelista: 80 anos de viola, cantoria e cordel” é realizado pelo setor pedagógico da Secretaria e tem como objetivo prestigiar e valorizar em vida todo o trabalho desenvolvido pelo poeta ao longo desses 80 anos. O projeto se estenderá até a comemoração do aniversário do poeta, no dia 6 de maio.

O crateuense Lucas Evangelista tem uma vida pautada nos versos e na viola, contando e cantando sobre a terra de Crateús. Para a equipe do setor pedagógico da Secretaria de Educação, Lucas Evangelista não escreve por hobby mas por uma necessidade de compreender que a leitura e a literatura são fundamentais para o desenvolvimento e o resgate da sociedade. 

A abertura do projeto aconteceu na manhã de quarta-feira (5). O Teatro Rosa Moraes foi palco do evento que além de ter a presença ilustre de Lucas Evangelista, contou com a presença da secretária de Educação, Luiza Aurélia, do secretário adjunto Izauro Machado, do secretário de Cultura, Fagner Soares, de representantes do Governo Municipal, de vereadores, de educadores e de autoridades do município. 

Na ocasião, o projeto foi apresentado, sendo detalhado o cronograma e as atividades a serem desenvolvidas. A ideia é realizar ações educativas em salas de aula para promover a leitura e a oralidade por meio de dinâmicas, estratégias e metodologias baseadas nas obras do poeta. Assim, os dez pedagogos que compõem o setor pedagógico têm como objetivo resgatar e proporcionar aos estudantes a análise dessas obras, ricas na valorização regional. 

Para ilustrar esse momento, foram trazidas obras do poeta que serão trabalhadas nas escolas. Os estudantes também puderam presenciar a apresentação de Lucas Evangelista, bem como outras exibições culturais, como a interpretação da música "Moto Táxi", composta por Lucas Evangelista e gravada pela banda de forró Mastruz com Leite. 

O filho de Crateús é mestre da cultura popular contemplado na categoria Tesouros Vivos 2007. Em 2016, recebeu o Título de Notório Saber em Cultura Popular do reitor Jackson Sampaio da Universidade Estadual do Ceará (UECE), reconhecimento dado pela contribuição artística e cultural.

#GovernoDeCrateús
#JuntosTrabalhandoPeloPovo