Poeta Lucas Evangelista é homenageado pela arte desenvolvida ao longo de 80 anos de vida

Poeta Lucas Evangelista é homenageado pela arte desenvolvida ao longo de 80 anos de vida

Durante mais de um mês, a Secretaria de Educação de Crateús homenageou o poeta Lucas Evangelista pelos 80 anos de vida. O projeto “Lucas Evangelista: 80 anos de viola, cantoria e cordel” foi realizado pelo setor pedagógico da Secretaria, com o objetivo de prestigiar e valorizar em vida todo o trabalho desenvolvido pelo poeta ao longo desses 80 anos.

Lucas Evangelista foi homenageado por vários setores da sociedade em vários espaços de Crateús como o Teatro Rosa Moraes, a Praça da Rodoviária, a Câmara dos Vereadores, a Praça Gentil Cardoso, a Catedral Senhor do Bonfim e a Praça da Matriz.

A abertura do projeto aconteceu na quarta-feira, 5 de abril, no Teatro Rosa Moraes, com a apresentação de Lucas Evangelista e outras exibições culturais, como a interpretação da música "Moto Táxi", composta pelo poeta e gravada pela banda de forró Mastruz com Leite.

Durante o projeto, crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II fizeram apresentações sobre o cordel nas escolas do município. O poeta também foi agraciado em sessão solene na Câmara dos Vereadores. Outra homenagem foi feita pelo artista plástico João Henrique (Besouro), por meio de Lifepaint na Praça da Rodoviária e da realização de um workshop de Pintura Urbana.

Foi realizada ainda missa em ação de graças pela vida de Lucas Evangelista na Igreja São Vicente. E homenagens e festas prestigiaram o poeta na noite do sábado, dia 6 de maio. A Praça da Matriz foi palco de muita música em um show cultural animado por sanfoneiros e repentistas.

O crateuense Lucas Evangelista tem uma vida pautada nos versos e na viola, contando e cantando sobre a terra de Crateús. Para a equipe do setor pedagógico da Secretaria de Educação, Lucas Evangelista não escreve por hobby mas por uma necessidade de compreender que a leitura e a literatura são fundamentais para o desenvolvimento e o resgate da sociedade.

O filho de Crateús é mestre da cultura popular contemplado na categoria Tesouros Vivos 2007. Em 2016, recebeu o Título de Notório Saber em Cultura Popular do reitor Jackson Sampaio da Universidade Estadual do Ceará (UECE), reconhecimento dado pela contribuição artística e cultural.

#GovernoDeCrateús
#JuntosTrabalhandoPeloPovo