Outubro Rosa

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 90 para conscientizar a população sobre a importância do controle e combate ao câncer de mama. Em sua décima edição aqui no Brasil, a campanha procura tornar as pacientes mais seguras quanto à doença.

E o tema principal deste ano é EMPODERAMENTO, mas este tema não foca apenas nas mulheres, mas toda a família, assim como os amigos sobre como é imprescindível acabar com o tabu e aumentar o nível de informação sobre a doença, além de participar ativamente na tomada de decisões para enfrentar o câncer.

A abertura oficial do Outubro Rosa 2017 no Município de Crateús aconteceu no dia 02 de Outubro às 19:30h no Teatro Rosa Morais com uma palestra ministrada pelo Bispo Diocesano Dom Ailton cujo tema foi “ O poder da superação pela Fé” onde contamos com a participação de 192 pessoas representantes de várias entidades e associações: Associação MaMa – Mulheres amadas, Mulheres assistidas; Grupo EMA – Encontro de Mulheres Amigas, Pastoral Familiar, Professores e Educadores, Acadêmicos do Curso de Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste bem como população em geral.

#PacientesNoControle – Atitude Exige Coragem” este é o slogan deste outubro rosa 2017. Chegou a hora da mulher se empoderar, mostrar para o mundo que é dona do próprio corpo e que pode dar conta do câncer de mama, que apesar de ser tão temido tem um ÍNDICE ALTO DE CURA quando diagnosticado em seu começo.

A indicação da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) é não ter vergonha, realizar o exame de toque com frequência e – caso seja diagnosticada com a doença – conhecer os direitos que garantem acesso ao diagnóstico e tratamento.

Siga a programação das ações do Outubro Rosa em Crateús.

02 a 07 – Caminhão Amiga do Peito – realização de Mamografias no Gentil Barreiras.

03 – Momento de alusão ao Outubro Rosa – Academia da Saúde

05 – Parada Rosa no Centro da Cidade – Próximo ao Banco do Brasil

17 – Passeio Ciclístico Rosa – Saindo às 19h.

24 – Mesa Redonda com o Tema: Saúde da Mulher. Convidados: Dr. Janildo e Dr. Gonzaga – às 19h - Teatro Rosa Morais