Imóveis Rurais do Ceará devem ser cadastrados

Imóveis Rurais do Ceará devem ser cadastrados

Na última quarta-feira (6), no Auditório do Centro de Treinamento da Secretaria de Meio Ambiente de Crateús, aconteceu o lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento foi uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semace).

De acordo com Rogério Oriano, Secretário de Meio Ambiente de Crateús, o CAR é de suma importância. "O cadastro vai delinear a área a ser preservada dentro da propriedade dos agricultores. Com essa documentação que, até então, era muitas vezes somente de posse, os agricultores poderão viabilizar junto aos bancos, recursos financeiros para trabalhar", explica. 

Quatorze municípios da Região de Crateús participaram do Cadastro Ambiental Rural (CAR): Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Pires Ferreira, Poranga, Santa Quitéria e Tamboril. Todos voltados para as estratégias de implementação do Projeto de Cadastramento de Imóveis Rurais do Estado do Ceará.   

Já o Secretário de Agricultura de Crateús, Edilson Freitas vê o cadastramento como de muita importância para o agricultor. "A regularização das propriedades rurais em relação à questão ambiental vai possibilitar o acesso a várias outras políticas públicas", diz.