Secretaria de Saúde alerta para presença de Escorpiões no período das chuvas

Secretaria de Saúde alerta para presença de Escorpiões no período das chuvas

Mais da metade das cidades do Ceará vêm registrando Chuvas nos últimos dias, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O momento é bastante esperançoso para os agricultores que pretendem plantar, produtores de terra e população de modo geral. É, também, hora de se atentar para alguns problemas.   

Esse período considerado chuvoso é, também, propício ao aparecimento de escorpiões no interior das casas, o que aumenta os riscos e cuidados em termos de acidentes causados por esses aracnídeos. Com as chuvas, eles procuram lugar para se abrigar e acabam entrando nas residências, através de tubulações para fiação e escaneamentos de esgoto, além de frestas de paredes, portas e janelas.

É importante lembrar também, que os escorpiões procuram alimento à noite e, na claridade do dia, ficam escondidos em lugares escuros, como calçados, armários, gavetas, panos e toalhas em áreas de serviço e banheiros. Pessoas que atuam na construção civil, crianças e donas de casa fazem parte dos grupos mais expostos ao contato com esses bichos.

Em Crateús, no Ceará, por exemplo, já foram registrados este ano, três casos de acidentes por escorpiões, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A médica veterinária, Camila Lacerda, Coordenadora de Vigilância da Secretaria da Saúde do Município, informou que o Ministério da Saúde recomenda não fazer o controle de escorpiões através de dedetização. O recomendável é fazer a captura manual, claro, por equipe especializada em fazer esse tipo de serviço e adotar as medidas de prevenção.   

Medidas de Prevenção

É fundamental manter a casa e a área ao redor limpas, uma vez que o lixo e entulhos podem servir de abrigo para os escorpiões e outros animais peçonhentos. Também é importante ficar atento à limpeza de armários, já que ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões. Outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos é vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapé, além de usar telas e vedantes em portas, janelas e ralos.

Os Escorpiões

Eles não atacam o homem intencionalmente. O acidente geralmente ocorre no momento em que a pessoa encosta a mão, o pé ou outra parte do corpo no animal. A picada de escorpião é, frequentemente, seguida de dor, moderada ou intensa, ou formigamento do local do acidente. Nos casos graves, podem ocorrer náuseas ou vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação, aumento da frequência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial.