Agentes Comunitários de Saúde comemoram aprovação do PMAQ em Crateús

Agentes Comunitários de Saúde comemoram aprovação do PMAQ em Crateús

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Crateús comemoram mais uma conquista para o município, graças ao Prefeito Marcelo Machado e a Secretária de Saúde, Dinah Braga. Trata-se da inserção dos Agentes Comunitários de Saúde, no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Com isso, cada um dos ACS receberá junto ao salário, um valor a mais de R$ 83,00. O incentivo entrou na pauta da 89ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Crateús, na noite desta terça, 03 de abril de 2018, onde foi aprovado o Projeto de Lei de número 007/2018 da Prefeitura Municipal, que incluiu na tabela dos profissionais, os Agentes Comunitários de Saúde, como autoriza o artigo 2º da Lei 580/2017.  

“O valor de R$ 83,00 é um incentivo a mais para esses profissionais que trabalham oito horas por dia, que chova ou faça sol, eles estão lá de casa em casa fazendo os seus serviços. Então, eles são merecedores para receber esse incentivo”, reconhece a Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Crateús, Nara Cristina.

SOBRE O PMAQ

Incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas UBS, por meio das equipes de Atenção Básica de Saúde, é a finalidade do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

O PMAQ propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Além disso, o Programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem um bom resultado no que diz respeito ao padrão de qualidade no atendimento.