Jovens do Brigadista de Valor de Crateús vivenciaram atividades na Capital Cearense

Jovens do Brigadista de Valor de Crateús vivenciaram atividades na Capital Cearense

A Prefeitura de Crateús realizou duas viagens para Fortaleza – Ceará, com 80 alunos do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV), que faz parte do Corpo de Bombeiros Militar de Crateús. A programação aconteceu nos dias 15 e 22 deste mês, em dois quartéis: Corpo de Bombeiros 4ª Sessão do 1º Agrupamento, no Conjunto José Walter, onde houve simulação com cães, na Sessão de Busca e Resgate de Salvação. E, também, no Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – CTDH, na Avenida Leste Oeste, como também, na base do CIOPAER, na Capital Cearense.

No Corpo de Bombeiros do Conjunto José Walter, onde aconteceu a Sessão de Busca e Resgate de Salvamento com Cães (SBRESV), o sargento Clóvis Lima mostrou a sua alegria e de toda a corporação em receber os alunos. “Geralmente, é uma satisfação, a gente mostrar o nosso trabalho com o canil, os cães de busca, e puder dar um incentivo aos jovens que querem aprender uma profissão. E, pode ser que se espelhem na gente para seguirem os seus caminhos”, revelou o sargento da SBRESV.

Nos respectivos lugares por onde os alunos passaram, houve instrução prática de apresentação e uso de equipamentos atinentes à profissão bombeirística. Em todas as ações pautadas para acontecer, os alunos do Projeto foram constantemente acompanhados pelos instrutores, de modo a evitar qualquer perigo à segurança dos discentes.

Alegria e satisfação são duas palavras que resumem a viagem dos alunos do JBV à Fortaleza, pelo menos foi o que mostrou o tenente coronel Barreto do Centro de Desenvolvimento e Treinamento Humano (CTDH), na Avenida Leste Oeste, em Fortaleza (CE). “Os jovens estão de parabéns por querer e fazer parte desse Projeto que é o Jovem Brigadista de Valor, onde os jovens de uma forma geral são orientados e treinados a prestarem primeiros socorros às pessoas vítimas de acidentes domésticos, prevenção de acidentes e, também, além de serem estimulados a promoverem o trabalho voluntário em sua comunidade”, avaliou o Tenente Coronel Barreto.  

Já o aluno Renan Cavalcante do JBV falou sobre as visitas que fez na conhecida Terra da Luz. No que se refere ao Quartel do Corpo de Bombeiros, onde houve um Treinamento de Cães, Renan falou que “foi uma visita muito boa”. E, ainda explicou: “porque a gente adquiriu um conhecimento a mais sobre o trabalho dos Bombeiros com cães, corpos de pessoas desaparecidas e como adestrar cães.  Renan ainda acrescentou: Além de ter tido o nosso momento de instrução geral, a gente teve o nosso momento de lazer, diversão, que eu achei muito bom, afirmou o aluno.     

As viagens contaram com o apoio das Secretarias de Educação, de Assistência Social do Município de Crateús, e ainda, dos CRAS II e III. Ao final das viagens à Terra da Luz, houve um banho de praia para os Jovens Brigadistas como forma de recreação para todos os alunos, os quais tiveram a chance de ter contato com o mar, aprender noções básicas sobre marés, ondas, correntes de retorno e muito mais.