Crateús avança na Educação e tem 6 escolas Nota 10

Crateús avança na Educação e tem 6 escolas Nota 10

A Prefeitura de Crateús, através da Secretaria de Educação, alcançou um excelente índice na avaliação do Spaece 2017, e destacou seis escolas com o padrão Escola Nota 10. 

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) avaliou as competências e habilidades das escolas municipais de Crateús, que tiveram um salto subtancial em relação aos úlitmos anos, mostrando a boa gestão efetuada e, principalmente, o empenho dos professores.

Para a secretária de Educação de Crateús, Luíza Aurélia, o resultado mostra que o esforço e o empenho dos professores foram fundamentais para atingir a quantidade de escolas com o padrão Escola Nota 10. 

Luíza Aurélia destaca ainda o período de 10 anos em que Crateús foi contemplada com apenas seis escolas. "Agora, na atual gestão, seis escolas tiveram o resultado positivo, e isso é significativo para o município", afirma.

As seis escolas avaliada na gestão Marcelo Machado com o padrão Escola Nota 10, em Crateus, são:

Externato Nossa Senhora de Fátima (sede)

Antonio Anísio Frota CAIC (sede)

Escola de Cidadania José Freire Filho (sede)

Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo (sede)

Escola de Cidadania Umbelino Alves (zona rural)

Escola de Cidadania José Braz de Pinho (zona rural)

O que é o SPAECE?

Implementado pelo Governo do Ceará, em 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática. 

Tem o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do estado.

Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes (eventualmente com itens elaborados pelos professores da rede pública), tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação(MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC. 

São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores. 

Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou em 2007 a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do ensino médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passou a ter três focos:

Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do ensino fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).