Prefeitura de Crateús intensifica atividades de combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes

Prefeitura de Crateús intensifica atividades de combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Crateús, por meio da Secretaria de Assistência Social do Município, realiza, durante o mês de maio, ações de mobilização para sensibilizar a sociedade a participar da luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. As intervenções iniciaram nesta terça (15/5) com panfletagem educativa na Feira das Frutas, e seguem por diversos pontos da sede. A ação é em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

Nesta terça-feira (15/5), as atividades com panfletagem ocorreram das 17 às 19 horas, nas proximidades da Feira da Fruta, no bairro Fátima 1, em Crateús. No dia 18 deste mês, a programação seguirá com uma blitz educativa, das 8 às 10 horas, na Coluna da Hora, no Centro da cidade.

Durante todo o mês de maio, serão feitas ações de sensibilização com panfletagem em postos de gasolina, escolas municipais e estaduais de Crateús com orientações.

De acordo com o Coordenador da Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social do Município, Ewerton Nascimento, levar informação sobre a campanha 18 de maio e como as pessoas devem conduzir em caso de abuso e exploração sexual é o que pretende fazer essa ação, afirma. Em Crateús, acrescenta  Ewerton, temos informações que muitos dos casos não são identificados devido ao receio das famílias que sofreram tal abuso, e por se tratar também, na maioria das vezes, de alguém de confiança do vínculo familiar, pontuou.  

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, em 2017, o Disque 100 recebeu 166.356 denúncias relacionadas a algum tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes, destas 20.330 estavam relacionadas à violência sexual. Cerca de 57% das violações tem origem intrafamiliar, pois, na maioria dos casos, os supostos violadores são familiares de primeiro grau, ocorrendo na casa da própria vítima ou do suspeito. Somente no ano passado, o Ceará fechou o comparativo anual com 6.714 denúncias registradas, um aumento de 31,34 por cento.

Disque 100

O Disque Direitos Humanos é um importante canal de comunicação do Estado com a sociedade, disponível 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As chamadas são gratuitas e podem ser originadas de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel), em todo o território nacional. Trata-se de serviço de utilidade pública, considerado o “pronto socorro” dos direitos humanos, por meio do qual podem ser relatas violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estejam em curso, essencial para se romper o ciclo de violência. Denunciar é o primeiro passo para romper o silêncio contra esse crime.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão que busca o equilíbrio quanto à representação de efetividade dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. É permanente e autônomo, não jurisdicional, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Em Crateús, existe 1 Conselho Tutelar, que funciona de segunda a sexta, no período de 7h30 às 13h30, na rua Carlos Rolim - 255, Centro – Crateús.