Prefeitura de Crateús realiza 7ª Semana do Bebê

Prefeitura de Crateús realiza 7ª Semana do Bebê

“A Importância da Alimentação Saudável na Primeira Infância”. Este é o tema da 7ª Semana do Bebê que acontece de 20 a 26 de maio de 2018 em todas as secretarias da Prefeitura Municipal de Crateús, nos períodos da manhã e tarde. A intenção é conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados daqueles que representam 10,6 por cento da população brasileira, ou seja, as crianças entre zero e seis anos.

Realizada anualmente em todo o Brasil, a Semana é uma valiosa estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das crianças na Primeira Infância, gestantes e mães. Uma de suas finalidades é incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o Estado oferece as crianças.

Em Crateús, no Ceará, são realizadas várias ações dentro da Semana do Bebê que faz parte do calendário oficial de eventos do mês de maio da comarca. No município, a Semana foi instituída em 09 de março de 2015, a partir da Lei de Nº 400. É, na verdade, mais do que uma comemoração, um ato que se preocupa em mobilizar o poder público.

“A Semana do Bebê serve pra se pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade. E, com essa avaliação, o principal objetivo é melhorar as políticas públicas já existentes para oferecer a todos esses bebês e crianças que nascem, o direito à proteção, saúde e educação”, explica a articuladora do Selo Unicef no município de Crateús, Tereza Célia Carvalhedo.

A cada ano que passa, um novo município brasileiro abraça o evento e celebra a valorização da Primeira Infância, assim como, também, países a exemplo de Argentina e Portugal. Vale lembrar que a Semana do Bebê começou há 12 anos em Canela, no Rio Grande do Sul. A cidade gaúcha foi escolhida para ser o marco da mobilização que reuniu diversas pessoas interessadas em melhorar a qualidade de vida das crianças brasileiras.

A Semana do Bebê que hoje avança em todo o Brasil, procura conscientizar a população e órgãos públicos sobre temas relacionados à Primeira Infância. Trata-se de uma iniciativa do pesquisador, professor, médico e psiquiatra infantil,  Salvador Célia, que dedicou parte da sua vida, a estudar e promover ações de cuidados a bebês e crianças.