Agricultores de Crateús receberão kits para participação na feira

Agricultores de Crateús receberão kits para participação na feira

A Secretaria de Agricultura de Crateús acompanhou a entrega de 10 kits-feira para os agricultores do município. O evento de entrega aconteceu na manhã desta terça (22/5), na sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Fortaleza. 

Compostos por barracas em estrutura de ferro e aventais, os kits vão dar mais suporte aos agricultores na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária que já está marcada para acontecer entre os dias 7 e 8 de junho próximo, na Praça Gentil Cardoso (Antiga Praça dos Pirulitos) no centro de Crateús.

“Esses kits-feiras são materiais que servirão para dar apoio aos feirantes e com certeza vão ajudar muito nas realizações da Feira de Agricultura Familiar que têm sido de grande importância para a economia e geração de renda para os agricultores do município de Crateús”, avaliou o Secretário de Agricultura do Município, Edilson Freitas.

Participaram da solenidade de entrega dos kits, o Superintendente do Incra, no Estado, Marcos Cals; os deputados federal, Genecias Noronha e Estadual, Aderlânia Noronha; como também, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rosilônio Magalhães.

Na ocasião, os prefeitos locais assinaram Termos de Permissão de Uso. Trata-se de um documento que permite aos feirantes, a utilização dos equipamentos, além de orientar sobre a guarda, conservação, segurança e manutenção dos materiais. Os feirantes terão que entregar um relatório semestral sobre a utilização dos kits e feiras realizadas.

Fortalecimento da economia

Iniciativa de um programa aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os kits-feira têm como finalidade fortalecer a venda de produtos, por meio do uso da entrega de equipamentos e materiais personalizados para formação de feiras da Reforma Agrária.

Além de atuarem como estratégia de desenvolvimento das áreas reformadas, as feiras contribuem para divulgar os benefícios do Programa de Reforma Agrária, isso, por meio do fortalecimento da produção e comercialização de produtos agroecológicos, e geração de renda dos agricultores.