Crateús realiza Dia D de vacinação contra pólio e sarampo neste sábado, 18

Crateús realiza Dia D de vacinação contra pólio e sarampo neste sábado, 18

A Prefeitura de Crateús tem priorizado o serviço de saúde, e realiza, neste sábado (18/8), o Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. A Secretaria de Saúde disponibilizou como pontos de vacinação todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A meta é que sejam vacinadas 95% das crianças entre um e cinco anos. Os postos de saúde em todo o país realizam este evento. 

Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já em Crateús, a previsão é atender mais de 3 mil crianças, de acordo com a Coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Amanda Teles. 

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. 

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.