Prefeitura de Crateús promove o Setembro Amarelo com ações de prevenção ao suicídio

Prefeitura de Crateús promove o Setembro Amarelo com ações de prevenção ao suicídio

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de conscientização da população a respeito da prevenção ao suicídio. A Prefeitura de Crateús, por meio da Secretaria de Saúde, também abraça a causa e propõe diversas ações que valorizam a vida.

A campanha tem o objetivo de alertar a sociedade a respeito da realidade em torno do suicídio. Em Crateús são registradas aproximadamente 730 tentativas de suicídio por ano, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Já o índice de ocorrência de suicídio concretizada no município fica entre 8 a 12 casos por ano. 

Desde o ano passado o Ministério da Saúde tem estabelecido uma agenda de ações estratégicas compreendendo a importância da temática de saúde da população e estabelecendo compromissos e responsabilidades entre todas as instâncias elencando três eixos de cuidado: em primeiro a vigilância e qualificação da informação; em segundo a prevenção ao suicídio e promoção da saúde e em terceiro a gestão e cuidado. 

Dentro dessa perspectiva e acompanhando as diretrizes nacionais, a Secretaria de Saúde propõe, como uma das vertentes de cuidado, uma agenda de mobilização à prevenção ao suicídio a ser realizada por todo o mês de setembro, mês-ícone de ações a respeito dessa temática.

A secretária de Saúde de Crateús, Dinah Braga, ressalta que existe uma programação intensa para ser trabalhada no município.