Civismo e patriotismo marcam o Dia da Independência em Crateús

Civismo e patriotismo marcam o Dia da Independência em Crateús

A população de Crateús prestigiou nesta sexta (07/09) o desfile cívico-militar realizado pela Prefeitura Municipal e pelo 40º Batalhão de Infantaria em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. O evento ocorreu na Praça da Matriz, em frente à Catedral Senhor do Bonfim, e contou com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito Marcelo Machado, o Comandante do 40º Batalhão de Infantaria, Major Henrique Sá, o Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Francisco Hermilson, secretários e vereadores.

A solenidade marcou um resgate da cultura de comemorar o Dia da Independência em Crateús. O grande público presente no evento teve a oportunidade de presenciar o desfile de escolas da rede pública municipal, Lions Clube, Grupo de Desbravadores (escoteiros), além dos oficias do 40 BI, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.

Uma das tradições resgatadas no desfile de 2018 em Crateús foi a participação das escolas pertencentes à rede pública municipal. No total, participaram da solenidade cerca de dois mil alunos de 18 instituições do município, além de duas creches. De acordo com a Secretária de Educação, Luiza Aurélia, o desejo por participar da festa cívica partiu dos próprios alunos e professores, o que demonstra a confiança e aprovação do trabalho realizado pela atual gestão.

O Prefeito Marcelo Machado interagiu bastante com a população ao fim da solenidade, ao passo que destacou a parceria com as instituições militares para a retomada dos desfiles cívicos do 7 de Setembro em Crateús.

“Nosso desejo é realizar uma festa ainda maior no próximo ano e, com o apoio da população e dos demais organizadores, conseguiremos realizar. Parabenizo em especial a todos os professores e alunos que participaram do desfile, e também a Secretária Luiza Aurélia, pelo empenho e dedicação nesse grande evento”, afirma o gestor.

Já o Comandante do 40º BI, Major Henrique Sá, avalia como positiva a participação das tropas militares e das instituições de ensino na solenidade desta sexta. “Fico muito contente em presenciar essa interação entre o público e as entidades que participaram do evento, pois demonstra que o sentimento de amor à pátria segue vivo para as próximas gerações”, expressa.

O auxiliar de maquinista George Rodrigues, que acompanhou de perto o desfile, revela o sentimento de orgulho em participar de um resgate histórico da cultura de Crateús. “Creio que todos nós, como patriotas, devemos incentivar e aplaudir iniciativas como essa. Tanto a Prefeitura como o 40 BI fazem um grande benefício para toda a população realizando esse desfile”, conclui.