Prefeitura de Crateús incentiva exames preventivos contra o câncer de mama durante Outubro Rosa

Prefeitura de Crateús incentiva exames preventivos contra o câncer de mama durante Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha realizada em todo o Brasil que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos como forma de combate ao câncer de mama. A Prefeitura de Crateús, por meio da Secretaria de Saúde, propõe a realização de uma série de ações especiais, desenvolvidas em parceria com a Faculdade Princesa do Oeste (FPO), a Associação Mulheres Amadas, Mulheres Assistidas (MAMA) e a Unimed Crateús, para celebrar a adesão do município à Campanha “Outubro Rosa”.

Durante todo o mês de outubro, diversas atividades do Outubro Rosa, em Crateús, buscam o envolvimento da população, que conta com a oportunidade de receber orientações de profissionais especializados sobre a maneira correta de realizar o autoexame da mama. 

Dentre as ações programadas, a Secretaria de Saúde também promoverá na próxima terça-feira (23/10), na Praça da Matriz, entre 18 e 22 horas, o evento “Beleza Solidária”, o qual o público feminino será contemplado com a execução de procedimentos estéticos como limpeza de pele, escovação de cabelos e maquiagem. Na ocasião, também será promovida a doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer de mama.

A Gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Crateús, Adriana Rodrigues, ressalta ainda que durante todo o mês de Outubro será intensificada a prática de exames preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, ao passo que serão realizados atendimentos noturnos para a realização de mamografias no Centro de Especialidades Gentil Barreiras e nas UBS’S CAIC II, Fátima I e São José.

“Nossa proposta é promover cerca de 550 exames de coleta citopalógica somente no período noturno. Por sua vez, todas as consultas e exames preventivos solicitados no mês de outubro serão realizados de forma direta, sem a necessidade de encaminhamento via guia de referência. Trabalhamos para facilitar ao máximo o acesso das mulheres às principais formas prevenção do câncer de mama”, conclui Adriana.