Crateús sedia encontro intermunicipal sobre Coletas Seletivas

Crateús sedia encontro intermunicipal sobre Coletas Seletivas

O município de Crateús sediou na última sexta-feira (19/10), a 1ª Reunião Técnica Regional de Implementação e Apresentação do Plano de Coletas Seletivas Múltiplas de Resíduos Sólidos, organizada pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Prefeitura de Crateús. 

O evento foi realizado no Centro de Treinamento Dom Fragoso, próximo à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente de Crateús, Rogério Oriano, e também de representantes da Sema. Também participaram do encontro, seis municípios da região de Crateús: Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Novo Oriente e Poranga. Os municípios envolvidos já visualizam a implantação de um consórcio para fortalecimento da região. 

O Plano de Coletas Seletivas Múltiplas e Resíduos Sólidos tem como proposta fortalecer a processo de coletas seletivas em todo o Estado do Ceará através de um gerenciamento realizado de forma conjunta pela Secretaria de Meio Ambiente e pela empresa especializada em gestão de resíduos I&T. Em 2017, um total de 81 municípios cearenses foram contemplados com o projeto. Para 2018, a expectativa é que mais 104 municípios sejam beneficiados, o que representa uma cobertura total em todo o Estado.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rogério Oriano, Crateús destaca-se como um polo regional no processo de coleta seletiva. Na sede do município, a cobertura é realizada de forma integral, abrangendo a todos os bairros, enquanto na Zona Rural corresponde a 87%.

“Em todo o Estado do Ceará, Crateús é o único município que realiza a coleta seletiva de resíduos sólidos, bem como a prática de reciclagem, na Zona Rural. Temos que agradecer à gestão do Prefeito Marcelo Machado pelo total apoio e incentivo para o reconhecimento do nosso município como um exemplo na gestão de resíduos sólidos”, conclui Oriano.