O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 02/12/1889
Emancipação Política: 6 DE JULHO DE 1832
Gentílico: CRATEUENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: SERTÕES CEARENSES
Microrregião: SERTÃO DE CRATEÚS
Distância para a capital: 350 KM

Dados de características geográficas

Área: 2.985,41
População estimada: 75074
Densidade: 24,39
Altitude: 274
Clima: SEMIARIDO
Fuso Horário: UTC-3
Em 1832, Crateús foi elevado a categoria de vila ainda com o nome de Príncipe Imperial, sendo desmembrado de Castelo do Piauí. Em 1880, foi transferido da província do Piauí para a do Ceará através da Lei Nº 3.020 de 22 de outubro de 1880. Em 1889, mudou o nome para Crateús tendo o nome oficializado através do Decreto de Lei Nº 01 de 2 de dezembro de 1889. Em 1911, foi elevado à categoria de cidade. Em 1920, Crateús já tinha 2 distritos: Barrinha e Santana. Em 1929, o distrito Barrinha muda o nome para Ibiapaba, e no mesmo ano é formado mais um distrito: Irapuá. Na divisão administrativa de 1933, Santana não figura como distrito de Crateús; no quadro só aparecia, além do distrito-sede, Graça, Ibiapaba, Irapuá e Tucuns'. Em 1938. Irapuá é rebaixado a povoado, e Graça muda o nome para Chaves, e mais dois distritos são criados: Oiticica e Poti. Em 1944, Chaves muda o nome para Rosa. Em 1951, Irapuá novamente é elevado a categoria de distrito e é criado mais um distrito: Montenebo. Em 1955, mais um distrito: Santo Antonio. Em 1963, Ibiapaba se emancipa de Crateús e anexa o distrito de Oiticica, e no mesmo ano Montenebo também se emancipa com o nome de Monte Nebo. Em 1965, Crateús anexa o território dos extintos municípios de Ibiapaba e Montenebo (ex-Monte Nebo).

Em 1996, Crateús forma mais cinco distritos: Assis, Curral Velho, Lagoa das Pedras', Realejo e Santana.[15]
As terras de Crateús, ao sul da Chapada da Ibiapaba, e às margens do rio Poti, eram habitadas pelos índios Karatis, antes da chegada dos portugueses e bandeirantes no século XVII.

Com o sucesso da economia do mercantilismo a vila piauiense de Piranhas destaca-se como entreposto comercial comunicando o Ceará e o Piauí, devido ao acidente geográfico (boqueirão) entre a Serra Grande e a de Ibiapaba, facilitando o tráfego entre os dois estados.

A vila Príncipe Imperial integrou o estado do Piauí até o ano de 1880, quando foi anexada ao território do Ceará, como resultado da solução encontrada para o litígio territorial entre esses dois estados. O Ceará reconheceu a jurisdição do Piauí sobre o município de Amarração (Luís Correia) e em troca o Piauí ofereceu dois importantes municípios piauienses: Independência e Príncipe Imperial.

Com a expansão da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim para o Piauí, em 1911, as terras de Crateús foram cortadas pela ferrovia e, em 1912, duas estações de trem foram construídas no município: Crateús e Sucesso, e depois outras estações foram construídas em: 1916 Poti, em 1918 Ibiapaba, em 1932 Oiticica e Santa Terezinha.

Devido ao acidente geográfico, o canyon do rio Poti, que corta a Serra Grande, uma conexão natural entre Ceará e o Piauí, o mercantilismo entre os dois estados e o crescimento ao redor da estrada de ferro, Crateús desenvolveu-se como centro urbano e comercial no qual diversos grupos étnicos estão presentes, tanto etnias indígenas (Tabajara, Potyguara, Calabaça, Kariri, Tupinambá) como de descendentes africanos (Quilombos: Queimadas).
Os principais eventos culturais são:

Festa do Padroeiro: Senhor do Bonfim (dezembro),
Carnafolia (fevereiro),
II FENAC - Feira de Negócios Agropecuários (maio),
Dia do Município (6 de julho),
FENECRAT (outubro)
Festival de Teatro Amador,
CARNACRAT - Micareta de Crateús (novembro).
Além do projeto "Férias no Ceará" que uma vez ou outra traz alguma banda ou artista consagrado.
Festejos do Distrito de Montenebo (Setembro)
Festejos do Distrito de Assis (Agosto)
Festivais de Quadrilhas Juninas.
Destaque no esporte - Futebol - Esteve disputando o Campeonato Cearense, Primeira Divisão, em 2012, porém por escalar um jogador de forma irregular acabou sendo rebaixado (No tapetão) para a 2ª Divisão cearense de 2013 .
No Futsal - Campeão da Taça Brasil de Futsal 2014 ao sediar a competição.
Festa do Natal- Na praça Gentil Cardoso (dezembro)
Elevado à categoria de vila e distrito, com a denominação de Príncipe Imperial, pela Lei Geral n.º 06-07-1832, sendo desmembrado de Castelo. Sede no núcleo de Piranhas.
Transferida da antiga província do Piauí, pelo Decreto Geral n.º 3.012, de 22-10-1880.
Pelo Decreto n.º 1, de 02-12-1889, a vila de Príncipe Imperial passou a denominar-se Crateús.
Elevado à categoria de cidade, com a denominação Crateús, pela Lei Estadual n.º 1.046, de 14-08-1911.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o município aparece constituído de 3 distritos: Crateús, Barrinha e Santana.
Pela Lei Estadual n.º 2.677, de 02-08-1929, o distrito de Barrinha passou a denominar-se Ibiapaba. Sob a mesma Lei é criado o distrito de Irapuã e anexado ao município de Crateús.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município aparece constituído de 5 distritos: Crateús, Graça, Ibiapaba, Irapuã e Tucuns, não figurando o distrito de Santana.
Pelo Decreto Estadual n.º 448, de 20-12-1938, é extinto o distrito de Irapuã, sendo seu território anexado ao distrito de Cratéus. Sob o mesmo Decreto o distrito de Graça passou a denominar-se Chaves e foram criados os distritos de Oiticica e Poti, anexados ao município de Crateús.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o município é constituído de 6 distritos: Crateús, Chaves ex-Graça, Oiticica, Poti, Tucuns e Ibiatataba.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.114, de 30-12-1943, o distrito de Sussuarana passou a denominar-se Suassurana.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o município é constituído de 6 distritos: Crateús, Ibiapaba, Oiticica, Poti, Rosa e Tucuns.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 5 distritos: Iguatu, Alencar, Quixecó, Quixoá e Sussuarana.
Pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, são criados os distritos de Irapuã, Montenebo e Tucuns e anexados ao município de Cratéus.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 8 distritos: Crateús, Ibiapaba, Irapuã, Montenebo, Oiticica, Poti, Santo Antônio e Tucuns.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
A Lei Estadual n.º 6.926, de 18-12-1963, desmembra do município de Crateús os distritos de Ibiapaba e Oiticica, para formarem o novo município de Ibiapaba. O mesmo Decreto desmembra do município de Cratéus o distrito de Montenebo, elevado à categoria de município com a denominação de Monte Nebo.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 5 distritos: Crateús, Irapuã, Poti, Santo Antônio e Tucuns.
Pela Lei Estadual n.º 8.339, de 14-12-1965, o município de Crateús adquiriu os extintos municípios de Ibiapa e Montenebo.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 7 distritos: Crateús, Ibiapaba, Irapuã, Oiticica, Poti, Santo Antônio e Tucuns. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.
Pela Lei Municipal n.º 218, de 06-12-1996, foram criados os distritos de Assis, Curral Velho, Lagoa das Pedras, Realejo e Santana e anexados ao município de Crateús.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 13 distritos: Crateús, Assis, Curral Velho, Ibiapaba, Irapuã, Lagoa das Pedras, Montenebo, Oiticica, Realejo, Santana, Poti, Santo Antônio e Tucuns. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
Arco de Nossa Senhora de Fátima
Monumento a Coluna Prestes (O Raio de Oscar Niemeyer)
Teatro Rosa Moraes
Estádio Juvenal Melo
Estação ferroviária de Crateús
Aeroporto de Crateús
Lagoa das Pedras (Crateús)
Furnas dos Caboclos (Monte Nebo),
Canyon do Rio Poti,
Serra de Ibiapaba
Grutas e cavernas,
Castelo de Pedra,
Olho d'Água,
Açudes Carnaubal e Realejo,
Reserva Natural Serra das Almas(aberta à visitação)
a Casa de Farinha, (uma construção com centenária).
a Serra de Tucuns.
NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Infraestrutura Há 1 dia(s)

PACOTE DE OBRAS - CALÇAMENTO - BAIRRO CAJÁS

Calçamento também está dentro do Pacote de Obras e a Prefeitura Municipal de Crateús, co [...]

#Infraestrutura Há 1 dia(s)

PACOTE DE OBRAS - CALÇAMENTO - BAIRRO CAJÁS

Calçamento também está dentro do Pacote de Obras e a Prefeitura Municipal de Crateús, co [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

CRATEÚS CONTRA O MOSQUITO - SECRETARIA DE SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Crateús e a Secretaria de Saúde realizam a Campanha de Combate [...]

#Luto Há 2 dia(s)

NOTA DE PESAR

A Prefeitura Municipal de Crateús, emite Nota de Pesar pelo falecimento do Sr. Gecimar S [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

INAUGURAÇÃO EM CRATEÚS - UBS VALENTE - SECRETARIA DE SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Crateús e a Secretaria de Saúde realizaram nesta sexta-feira(1 [...]

#Saúde Há 4 dia(s)

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO - SECRETARIA DE SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Crateús e a Secretaria de Saúde informam o Atendimento Odontol [...]

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

CRAS III - SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura Municipal de Crateús e a Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS [...]

#Saúde Há 5 dia(s)

CRATEÚS CONTRA O MOSQUITO - SECRETARIA DE SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Crateús e a Secretaria de Saúde realizam a Campanha de Combate [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito